Fechado desde 18 de março devido à pandemia de Covid-19, o centro de treinamento Time Brasil será reaberto pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A instalação, localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e que atende a diversas modalidades além do Laboratório Olímpico, voltará às suas atividades na próxima segunda-feira. Ainda assim, com uma série de limitações.

O COB elaborou um protocolo de retomada de atividades chamado Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19. O documento prevê cinco etapas. Nesta primeira, no máximo 40 atletas poderão entrar no CT Time Brasil, além de treinadores, equipes multidisciplinares e funcionários do comitê.

TÓQUIO-2021:Comitê Olímpico do Japão diz que edição será mais simples por causa da pandemia do coronavírus

Este primeiro grupo de atletas será formado por aqueles que moram no Rio de Janeiro e ou já estão classificados para os Jogos de Tóquio (remarcados para julho de 2021) ou estão próximos disso. Neste segundo caso, no entanto, não estão incluídos os participantes do período de treinamentos em Portugal, iniciativa batizada de Missão Europa.

Na segunda, estarão abertas as piscinas olímpica e de saltos do Parque Aquático Maria Lenk, a Sala de Força e Condicionamento e o Laboratório Olímpico. O Centro de Treinamento de Ginástica Artística permanecerá fechado, pois a higienização de seus equipamentos leva mais tempo. A seleção brasileira da modalidade está entre os que viajarão para Portugal.

CUSTO:COI estima gastos de até US$800 milhões por adiamento dos Jogos de Tóquio

O COB informou que, ao longo desta semana, todas as pessoas autorizadas a entrar no CT Time Brasil realizarão exames de sorologia, que verifica a presença de anticorpos, e o RT-PCR, que detecta a presença do novo coronavírus nas vias respiratórias e é considerado padrão ouro na resposta ao Covid-19. Em caso de diagnóstico positivo, elas não poderão usar o centro de treinamento e ficarão em quarentena. A lista dos que poderão utilizar as instalações irá crescer à medida em que novas fases do protocolo forem implementadas.

– Desde o início da pandemia, realizamos uma série de ações visando minimizar o impacto na preparação dos atletas. Agora temos a abertura gradual do Centro de Treinamento Time Brasil, uma ação muito bem planejada, feita seguindo todos os cuidados e recomendações das autoridades – afirmou o diretor de esportes do COB, Jorge Bichara.