RIO ? O Flamengo anunciou que um dos jogadores de seu elenco testou positivo para coronavírus após exames moleculares realizados na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu. O atleta foi colocado em quarentena e substituído por outro na relação dos que enfrentam o Fluminense na final da Taça Rio, nesta noite, no Maracanã.

Leia também:Flamengo vê Jesus balançado, mas entende que só projeto maior o convenceria a sair

A identidade do jogador não foi revelada pelo clube, mas ele é o primeiro caso de infecção no elenco rubro-negro desde a retomada das atividades, há um mês e meio. Quando realizou os primeiros exames no Ninho do Urubu, após o período de isolamento total, o Flamengo aferiu que nove jogadores já haviam tido contato com a doença ou ainda estavam contaminados ? os últimos recuperados cumpriram quarentena até 24 de maio.

Apesar de todos os outros testados terem recebido resultado negativo para Covid-19, especialistas não descartam o risco de que eles tenham o vírus indetectado e sejam possíveis transmissores no clássico desta noite, uma vez que estiveram em constante contato com o contaminado nos últimos dias, em treinamentos e vestiários.

Flu x Fla:Tempo de preparação amplia diferença na final da Taça Rio

Ainda que o risco possa ser pequeno, não há garantia de 100% em nenhum dos testes disponíveis e nas medidas sanitárias para evitar a disseminação do vírus num jogo de futebol. O teste utilizado pelos clubes, com aval da Ferj que o utiliza para liberar os times da concentração, pode ter até 20% de falsos negativos. Ele é feito com a retirada do material da região da nasofaringe. Procurado pelo GLOBO, o tricolor disse que não comentaria o assunto.

Um cenário semelhante ao do Fla-Flu desta noite já se apresentou nesta edição do Carioca. No dia 28 de junho, o Volta Redonda enfrentou o Fluminense mesmo depois de três jogadores de seu elenco testarem positivo para coronavírus em exames feitos horas antes do jogo. Os infectados não foram a campo, evidentemente, mas seus colegas de treino sim.

? Nada é 100% garantido no coronavírus. Há a possibilidade de um falso negativo por causa da baixa carga viral da pessoa no momento do teste, por exemplo ? explicou a microbiologista e virologista da UFRJ Juliana Reis ao GLOBO na ocasião.

Efeito gangorra: Em um mês, números da Covid-19 oscilam e preocupam especialistas

Novos testes realizados nos elenco do Voltaço e do Fluminense no dia seguinte, porém, confirmaram que não houve infecções naquela partida.

O clássico desta noite vale o título da Taça Rio e, em caso de triunfo do Flamengo, também o do Carioca. O rubro-negro já vencera a Taça Guanabara e terminara a fase regular com a melhor campanha geral. Se o tricolor levar a melhor nesta noite, haverá duas outras partidas, entre os mesmos times, para decidir o campeão estadual de 2020.