esporte »

Com golaço de Erik, Botafogo vence Defensa y Justicia na estreia da Sul-Americana



Quem se adiantou para ir embora do Estádio Nilton Santos, nesta quarta-feira, perdeu o melhor momento da estreia do Botafogo na Sul-Americana. O time de Zé Ricardo não fazia uma estreia dos sonhos até que Erik, com um chutaço de fora da área, deu uma vitória por 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia, nos acréscimos do segundo tempo. Um presente para os alvinegros que enfrentaram uma tormenta no Rio e, no fim da noite, lavaram a alma.

No jogo da volta, dia 20, na Argentina, o Alvinegro joga por qualquer empate para avançar à segunda fase da Sul-Americana. Derrota por um gol de diferença, desde que não seja por 1 a 0, também classifica o Botafogo.

Treinado pelo argentino Sebastian Beccacece, discípulo de Jorge Sampaoli, o Defensa y Justicia inspirava cuidados: é o vice-líder do torneio local e ainda estava invicto. A chuva forte que caiu no Nilton Santos inibiu o toque de bola dos visitantes. Já o Botafogo tentou usar o campo molhado a seu favor aos 29 minutos, em chute de Marcinho, de longe, que assustou ao quicar perto do gol.

Rodrigo Pimpão foi um dos mais participativos no ataque, mostrando que deseja recuperar seu espaço. Aos 18, fez boa jogada e quase encontrou Kieza com um cruzamento. Aos 27, tabelou com Alex Santana e ajudou o volante a achar espaço para um chute potente.

O gramado secou um pouco no intervalo e o Defensa ficou mais à vontade. A posse de bola, equilibrada na primeira etapa, foi cada vez mais se concentrando com os argentinos, que não davam sossego ao Botafogo.

A torcida, que via Gustavo Ferrareis no banco, se irritou quando Zé Ricardo trocou um apagado Luiz Fernando por Bochecha. Àquela altura, embora ainda restassem 15 minutos de jogo, o Botafogo já indicava que o empate não era visto como mau negócio.

Erik, felizmente, não concordava: aos 48 do segundo tempo, o atacante aproveitou uma bola aparada por Ferrareis, arriscou de longe e encontrou o ângulo de Unsain. Um gol que caiu do céu.

Ficha do jogo:

Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana e Luiz Fernando (Gustavo Bochecha); Erik, Rodrigo Pimpão (Gustavo Ferrareis) e Kieza (Leandro Carvalho). Técnico: Zé Ricardo.

Defensa y Justicia: Unsain, Julio González, Bareiro, Barboza e Delgado; Lollo Miranda, Alexis Castro (Matias Rojas) e Blano (Lisandro Martínez); Rius, Aliseda e Nicolás Fernández (Fernando Márquez). Técnico: Sebastian Beccacece.

Gol: 2º Tempo: Erik, aos 48 minutos

cartões amarelos Joel Carli, Marcinho e Luiz Fernando (Botafogo). Barboza e Lisandro Martínez (Defensa y Justicia)

Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)

Renda e público: R$ 211.430,00 / 9.492 pagantes e 10.219 presentes

Fonte: O Globo


Comente