Os treinos livres do GP da Áustria pareciam encaminhar um domínio absoluto de Lewis Hamilton. O hexacampeão mundial dominou as três sessões e, em tese, era o favorito para a etapa de classificação. Só em tese. Ele não contava com uma escapada que lhe tirou precisos milésimos e com a bela volta do seu companheiro de Mercedes, Valteri Bottas, que largará na pole position neste domingo. A Rede Globo transmite (10h10, horário de Brasília).
? Eu estava sentindo falta deste sentimento após as classificações, a descarga de adrenalina após andar no limite. Um bom resultado hoje, mas é amanhã que conta ? disse o finlandês.
O tempo de Bottas foi de 1m02s939, o que lhe garantiu a terceira pole na Áustria, repetindo o feito de 2017 e 2018, a sua 12ª na carreira, e o recorde de tempo da pista. Max Verstappen, da Red Bull, completa o pódio de largada. Porém, o holandês é o único do top-10 que terá de largar com pneus médios, o que pode ajudar na estratégia da equipe.
Quem também chamou atenção na classificação foi Lando Norris, da McLaren, que ficou em quarto lugar mesmo tendo corrido apenas uma volta ? ele teve que entrar nos boxes no Q3 e teve tempo reduzido de pista. Isso não o impediu de conquistar a sua melhor posição de classificação na Fórmula 1.
Quem terá dores de cabeça é a Ferrari, que viu seu carro apresentar desempenho muito abaixo do esperado e sequer colocou seus dois pilotos na última etapa de classificação. Enquanto o monegasco Charles Leclerc largará na sétima colocação, o alemão Sebastian Vettel, que foi eliminado no Q2, começará em 11º.
Fonte: O Globo