Em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da Prefeitura, nesta sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella marcou a data para os eventos esportivos voltarem a contar com público. Será no dia 10 de julho, como parte da etapa 3B do plano de reabertura da cidade do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS:Por que o Flamengo prefere jogar no Maracanã mesmo com prejuízo e o hospital de campanha?
Inicialmente, a reabertura dos eventos esportivos para o público, com ocupação restrita a um terço da capacidade do local, estava prevista para o dia 2 de julho, na fase 3 do plano municipal. No decreto de sexta, a prefeitura do Rio dividiu a fase em duas partes, A e B, remanejando os eventos esportivos para a B, com início dia 10. Além da data, o decreto traz mais informações de como será a volta da torcida.
No momento, os jogos de Campeonato Carioca de futebol são a única competição esportiva já retomada na cidade. Mas os jogos ocorrem com portões fechados devido ao risco de contaminação por Covid-19.
A prefeitura estabeleceu que os eventos esportivos terão capacidade máxima de 1/3 do público, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Determinou ainda que a venda de ingressos seja somente on-line ou em caixas de auto-atendimento. O decreto, no entanto, não explica como estas exigências serão atendidas.
ANDRÉ KFOURI:‘O bizarro torneio da Ferj’
Também ficou estabelecido que os eventos passarão a receber 2/3 do público a partir da fase 5 do plano de reabertura, previsto para 1º de agosto. Por fim, na fase 6, prevista para o dia 16 de agosto, será permitida a capacidade total.
Vale destacar que estas etapas estão sujeitas à evolução da pandemia de Covid-19 na cidade. Até o momento, a prefeitura considera que o Rio tem reagido bem à pandemia.
Fonte: O Globo