O técnico Paulo Autuori, do Botafogo, foi suspenso por 15 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro após criticar a Federação de Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Em entrevista ao Jornal O Globo, o treinador chamou a entidade de “Federação dos Espertos” e também contestou a atuação do presidente Rubens Lopes.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA DE AUTUORI AQUI

A decisão liminar, publicada nesta sexta-feira, foi feita após denuncia da Procuradoria do TJD, através da figura de André Valentim. A decisão é de medida cautelar inominada e cabe recurso. Porém, ele não poderá estar a beira do campo na partida do Botafogo contra a Cabofriense, neste domingo, pela Taça Rio, por não haver tempo hábil para julgamento.

“No caso presente, como já asseverado acima, o ora Suplicado acusou a Federação de Futebol deste Estado e seu Presidente de manterem competições desonestas, para favorecimento de alguns usando pejorativamente termos como “mamata? e “espertos? entre outros. Os fatos são graves e não significam mera verbalização sem consequências, mas condutas que tangenciam o liame das normas penais e civis”, diz um trecho da decisão assinada por José Jayme Santoro, vice-presidente em exercício do TJD.

Autuori foi punido pelo artigo 35 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de suspensão preventiva “quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique” desde que requerida pela Procuradoria. Valentim classificou as declarações como uma ofensa “a imagem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e do Presidente da entidade, Dr. Rubens Lopes da Costa Filho, sem qualquer fundamento plausível.”

Paulo Autuori critica a federação do Rio: 'Feudo' Foto: Vitor Silva / Botafogo
Paulo Autuori critica a federação do Rio: 'Feudo' Foto: Vitor Silva / Botafogo

O GLOBO procurou a Federação e o Flamengo, que também foi criticado pelo treinador na figura do presidente Rodolfo Landim, a quem chamou de “baba ovo” mas ambas preferiram não se manifestar. A Ferj, por sinal, encaminhou as declarações para o seu departamento jurídico.

Na ocasião, Autuori declarou que voltaria ao Campeonato Carioca “sob protesto” e chegou a pedir demissão do Botafogo por não concordar com a volta. Sobre a Ferj, também classificou a entidade como “mamata”. Este foi apenas um dos trechos da entrevista.

? Ferj para mim não é a Federação do Estado do Rio de Janeiro, é a federação dos espertos do Rio de Janeiro. Não têm parâmetro nenhum, vivem aqui nessa coisinha futebol do Rio, no campeonato sem público. Só dá público nas semifinais e finais de turno. Eu conheci três presidente de federação, que foram Otávio Pinto Guimarães, depois passou o Eduardo Viana e agora o Rubens Lopes. E eu não vejo qualquer tipo de evolução. É uma federação que não tem ideias. O que eu acho é que é uma grande mamata ali. Um feudo. Não vejo absolutamente nada em termos de ideias. Enquanto a federação paulista tem ideias e tenta coisas novas. Enquanto eu estava no Santos, eles convocavam dirigentes, treinadores, preparadores físicos, sabe? Escutavam todos para formular a tabela do campeonato. Aqui na federação carioca eles definem por eles próprios ? declarou Autori.