Os próximos passos do Campeonato Carioca vão depender da reunião entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Vigilância Sanitária municipal para tratar da padronização dos protocolos sanitários e das inspeções feitas pelo órgão da prefeitura. Os sete clubes da capital serão inspecionados pelo órgão a partir de terça-feira: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Madureira, Bangu e Portuguesa. Os outros cinco times serão notificados e terão de cumprir as exigências para poder jogar. São eles: Resende, Volta Redonda, Boavista, Cabofriense e Macaé.

Confusão:Em coletiva, Crivella libera jogos deste domingo que já foram adiados pela Ferj

De acordo com a subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Rolim, várias áreas distintas serão fiscalizadas nos centros de treinamentos. O objetivo é identificar as diferenças entre os protocolos da Ferj e o do município. Os clubes só poderão entrar em campo se cumprirem as medidas sanitárias previstas.

Um dos pontos de desencontro abordado pela subsecretária, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, é a uitlização dos túneis de desinfecção nos CTs. Márcia Rolim afirmou que o equipamento não é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

? É considerado ineficaz e pode causar danos à saúde. O município não considera o uso de túneis de desinfecção ? explicou.

Contaminação: No Corinthians, 21 dos 27 jogadores testados pegaram coronavírus

No último sábado, um decreto do prefeito Marcelo Crivella, publicado no Diário Oficial do município, suspendeu as competições esportivas com portões fechados na cidade até dia 25. Em outro artigo, determinou a inspeção dos CTs para verificar os protocolos sanitários. A decisão entrou em vigor no mesmo dia de acordo com o documento. A Ferj decidiu, então, adiar a rodada de domingo para o meio da semana.

Na manhã de domingo,  no entanto, Crivella, em vídeo, disse que o decreto só valeria a partir desta segunda-feira. Pelas palavras do prefeito, contrariando o disposto no Diário Oficial, os jogos de domingo poderiam ocorrer e apenas as partidas de Botafogo e Fluminense estavam suspensas ? no documento não há especificação de que clubes seriam afetados.

Vaivem: Quando será Vasco x Macaé? Entenda o imbróglio e veja novas datas

A entidade ficou no aguardo de um adendo ao decreto publicado no domingo, com as modificações ditas pelo prefeito, conforme informou a assessoria de imprensa da prefeitura. Porém, não houve edição extra no domingo nem qualquer mudança no documento desta segunda-feira.

Diante disso, a Ferj resolveu adiar as últimas duas rodadas da Taça Rio. Os jogos da 4ª rodada serão nos dias 26 e 27 de junho.

Em nota, a Vigilância Sanitária confirmou que se reunirá com a Ferj. Sobre a liberação de jogos antes do dia 25, voltou a afirmar que “nesse período, acredita-se que somente os jogos do Botafogo e Fluminense com seus respectivos adversários em campo não ocorram”.

Confira a nota completa:

“A Vigilância Sanitária municipal e a FFERJ vão se reunir para compatibilizar os protocolos, devido a diferenças nas regras sanitárias postadas pela federação em seu site e não alinhadas com a Prefeitura. Nesse período, acredita-se que somente os jogos do Botafogo e Fluminense com seus respectivos adversários em campo não ocorram. A expectativa da Prefeitura é de que até quarta-feira, 24/06, os protocolos estejam afinados entre as partes para a retomada das partidas de futebol”.

A Ferj afirmou estar à disposição da prefeitura, mas não confirmou reunião nesta segunda-feira até o momento.