A ansiedade é uma pertubação mental que atinge milhões de pessoas há muitos anos. Porém, com a pandemia da Covid-19, esse problema tem aumentado ainda mais – a crise financeira, em conjunto com o medo da doença, a mudança de rotina e o isolamento despertam sentimentos destrutivos de preocupação e receio sobre o futuro.
Com isso, a ansiedade é alimentada e suas raízes multiplicam-se na mente, até que os pensamentos sejam dominados pelo pessimismo. Com o tempo, o corpo sente esses efeitos negativos e sinais de alertas são emitidos pelo organismo.
Contudo, existem técnicas para controlar a ansiedade que são práticas para o dia a dia e podem te ajudar a lutar contra essa sensação. Porém, antes de saber como lidar com o problema, é essencial conhecer os sintomas da ansiedade.
Vale lembrar que cada caso é diferente e que você pode apresentar apenas alguns ou diversos sintomas da doença. Se o problema for muito persistente, o ideal é procurar por ajuda médica para saber quais são suas causas e qual o melhor tratamento para você.
Sintomas de ansiedade
Em geral, os sintomas de ansiedade são manifestados das seguintes maneiras:
Comportamento: quem está com ansiedade apresenta hipervigilância, um estado de maior atenção e até paranóia. Inquieto, não consegue ficar por muito tempo em um lugar e tem fácil irritabilidade. Algumas pessoas ansiosas têm dificuldade de concentração, além de pensamentos agitados ou desagradáveis.
Reação corporal: a pessoa sente mais fadiga e o suor do corpo é em excesso. Em casos mais graves ou quando está próxima de uma crise de ansiedade, a respiração acelera e há falta de ar. Além disso, pode haver tremores e bocejos frequentes.
Problemas com sono: a ansiedade afeta a qualidade do sono, provocando insônia e pesadelos. Também pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite, gerando um cansaço excessivo no dia seguinte.
Sintomas mais comuns: quem está com problemas de ansiedade tende a ter preocupação exagerada, medo e sentimentos de tragédia ou problemas iminentes. A boca pode ficar mais seca, além de sentir náusea, palpitação e dificuldade para respirar.
Técnicas para controlar a ansiedade
Fique no momento presente
Um dos sintomas mais pertubadores da ansiedade é a sensação de tragédia iminente e preocupações com situações futuras. Isso mostra que a mente está presa em coisas que não existem e podem nunca se tornar realidade.
Para combater essa situação, desenvolva atividades prazerosas que ajudem sua mente a ficar no presente e tirar o foco dos pensamentos ruins. Exercícios físicos, brincar com os filhos, ter um hobby e meditar são atividades que exigem sua total atenção. Dessa forma, você não terá tempo para cultivar a ansiedade.
Sua respiração é poderosa
Ficar com a respiração ofegante, rápida demais ou sem conseguir completá-la são sintomas da ansiedade que tiram a paz de qualquer pessoa. Afinal, imagina o quão assustador é não conseguir respirar direito? Ao sentir que você está perdendo o controle da respiração, primeiro procure manter a calma e pensar que você pode controlar isso. A mente, quando está em desespero, não consegue raciocinar bem.
Em seguida, respire profundamente algumas vezes, utilizando a técnica de 4 – 4 – 6 – 2; ou seja, inspire contando até quatro, segure o ar por quatro segundos, expire em seis e mantenha os pulmões vazios por dois segundos. Você consegue controlar a situação, não desista de primeira! Com isso, aos poucos, sua mente e corpo ficam mais calmos.
Veja as situações com outra perspectiva
Mentalize todas as situações que lhe causam ansiedade e reflita por qual motivo você tem essa reação. Você pode acreditar que não é bom o suficiente ou que não tem a solução para as questões que tanto lhe afetam. Ao sentir que é “pequeno” demais diante dos problemas, a ansiedade cresce e você não consegue ver que muitas vezes a solução de tudo está bem na sua frente.
Encare as situações como oportunidades para ser melhor. Você é capaz disso, então coloque seu foco no desenvolvimento das suas ideias e não nos seus medos. E lembre-se de que você não precisa mudar o mundo; fazer sua parte dentro da sua realidade já é mais que o bastante.
É impossível controlar tudo
Você pode dar o seu melhor e tentar, tentar e tentar até cansar. Mesmo assim, existem circunstâncias que estão fora do seu controle – e está tudo bem! Imagine como seria desgastante e irritante estar no comando de tudo. No primeiro momento pode ser bom, mas com o tempo se torna cansativo, pois você teria que gastar muita energia e tempo para isso.
Portanto, aproveite que as coisas têm seus próprios fluxos e curta o momento. Faça o seu melhor e vá até onde der, depois agradeça pelo que vier. Se você plantar o bem, pode acreditar, será isso que você irá colher no futuro.
Faça exercícios diariamente
Dedique pelo menos 15 minutos da sua manhã para fazer exercícios físicos. Mesmo em casa, é possível praticar atividades que vão fortalecer seu corpo e melhorar seu humor. Não esqueça de curtir os raios solares durante a manhã.
O Sol é uma poderosa ferramenta de energia e renovação – seus raios são como estimuladores que potencializam o processo de cura natural do corpo!
Priorize seu sono
Quanto você dá valor ao seu sono? Sabia que dormir demais não significa mais saúde, mas que sono de menos também é péssimo? A qualidade do sono diz muito sobre o seu estado físico e psicológico, portanto, priorize suas horas de sono, criando uma rotina.
Ao determinar os horários para dormir e acordar, de acordo com seu ciclo do sono, será mais fácil para seu cérebro se acostumar com a situação e aproveitar melhor as noites de sono. Além disso, com uma rotina bem estipulada, você consegue educar seu cérebro a “desligar” na hora certa e acordar com mais disposição.
Para ter mais tranquilidade, utilize o óleo essencial de lavanda no corpo ou no travesseiro antes de dormir, pois o cheiro é ideal para quem precisa ficar mais calmo ou para induzir o sono.
Cuidado com o perfeccionismo
Não existe a fórmula do sucesso – cada pessoa tem sua própria história de vida e, assim, o que funciona com uma pode não dar certo com outra. Contudo, sabe o que é normal na vida de toda pessoa de sucesso? Os problemas!
Ninguém escapa das falhas e das questões problemáticas da vida. Porém, mesmo que seja difícil lidar com elas, a forma como reagimos diante dos problemas é o que pode mostrar quanto sucesso teremos.
Portanto, não cobre de si a perfeição, pois isso é ser injusto com você mesmo! Ser cruel com seus sonhos e habilidades apenas deixam você propício ao fracasso.
Cuidado para não confundir perfeccionismo com desejo de dar o seu melhor; enquanto um é uma atitude agressiva e sem fundamentos lógicos, que abrem espaço para a ansiedade, depressão e vícios, o outro é a vontade de caminhar até onde puder, respeitando seus limites.
Agora, anote essas técnicas para controlar a ansiedade e lembre-se delas quando precisar lutar contra esse sentimento!
Veja também:
Fonte: Terra Saúde