Nos últimos anos, quando se fala em Super Bowl, quase sempre se fala em New England Patriots. A equipe de Massachusetts, por sua vez, remete automaticamente a sua maior estrela, o quarterback Tom Brady. Após o sexto título do camisa 12, neste domingo, O GLOBO reúne seis recordes que fazem dele o GOAT do futebol americano, ou seja, o melhor de todos os tempos da modalidade.
Maior vencedor da história do Super Bowl
Com a conquista do título sobre o Los Angeles Rams no último domingo, Brady se estabeleceu como o recordista da competição. São seis títulos, mais do que qualquer outro atleta na história do esporte. O jogador com número de conquistas mais próximo é o já aposentado Charles Haley, com cinco.
Maior número de aparições na grande final
Assim como o recorde em títulos, ninguém mais jogou a o Super Bowl como Brady. O quarterback esteve presente em nove decisões desde que foi selecionado para atuar pelo New Englando Patriots, há 19 anos. A lenda esteve em campo em todos os títulos da equipe.
Quatro vezes MVP
Apesar de não ter sido coroado como o Most Valuable Player (MVP) ? o melhor jogador ? do último Super Bowl, é dele o recorde na premiação. Das nove vezes que disputou, o quarterback foi considerado por quatro vezes o melhor jogador da grande final, nos anos de 2002, 2004, 2015 e 2017.
Recorde de passes para touchdown
O quarterback é o recordista em passes que resultaram em touchdown nos playoffs (a fase mata-mata) da NFL. Foram 73 em toda a carreira, sendo 18 deles em Super Bowl ? outro recorde do atleta. Somados aos passes na pré-temporada, observa-se outro número em que reina inalcançável: são 590.
14 vezes convidado para o Pro Bowl
Apesar de não reinar absoluto na marca, a lenda foi convidada 14 vezes a disputar o Pro Bowl, o “jogo das estrelas” da NFL. Ele divide o recorde de mais convites com Tony Gonzalez, Peyton Manning, Bruce Matthews e Merlin Olsen, todos já aposentados.
Quarterback mais velho a levar o título da NFL
Na vitória contra os Rams, Tom Brady se consagrou em mais um aspecto: tornou-se o quarterback mais velho a levar o Super Bowl, aos 41 anos e seis meses de idade. Desde a última final, ele já era dono do recorde de jogador mais velho a iniciar uma partida na grande final, aos 40 anos.
Fonte: O Globo