Não foi com o brilhantismo de decisões anteriores, mas Tom Brady e o New England Patriots conseguiram de novo. Na nona vez em que disputaram o Super Bowl, veio o sexto título na NFL. O magro placar de 13 a 3 sobre o Los Angeles Rams foi suficiente e coloca a franquia no topo da lista de vencedores da temporadas de futebol americano. Agora, os Patriots estão empatados com o Pittsburgh Steelers. Mas, individualmente, Tom Brady é, sim, o soberano, já que se tornou o jogador com mais anéis da história da NFL.
Fato curioso é que a história de conquistas se iniciou em 2001 justamente contra os Rams, quando a franquia estava em Saint Louis. Ao lado do marido de Gisele Bündchen, caminhou o técnico Bill Belichick , que, aos 66 anos, é o mais velho a conquistar o Super Bowl. Não há dúvidas que essa dupla deu certo.
Em um jogo marcado pela eficiência defensiva de ambos os times, Brady, de 41 anos, teve muitas dificuldades. Um exemplo foi que o primeiro passe dele na partida foi uma interceptação. Se o astro do time estava em apuros, quem decidiu para os Patriots foi um calouro: o running back Sony Michel , de 23 anos. Foi ele que correu com a bola para romper a defesa dos Rams e entrar na endzone, no único touchdown da partida, marcado já no último quarto.
Embora Brady não tenha conseguido nenhum passe para TD, as conexões frequentes com o recebedor Julian Edelman fizeram com que o camisa 11 fosse eleito o MVP da partida. Foram 141 jardas conquistadas em 10 passes recebidos por Edelman.
Para os Rams, pesou a falta de experiência em algumas situações. O caso mais claro foi o passe interceptado dado por Jared Goff . Na campanha imediatamente após o TD dos Patriots, o quarterback de 24 anos arriscou uma bola longa, coube a Gilmore recuperar a bola para os Patriots. Já no fim, o time de Brady acertou um field goal e sacramentou a vitória.
Haja punt
O Super Bowl ficou marcado pela dificuldade dos ataques em conquistarem jardas. O jogo foi para o intervalo em 3 a 0, o placar mais magro desde 1975. Os punts foram frequentes nos dois lados da decisão. Nunca um time tinha feito mais de seis punts seguidos na história do Super Bowl. Os Rams bateram essa marca, chegando a oito.
Mas, para delírio da maioria dos 70 mil presentes ao Mercedez-Benz Stadium, em Atlanta (que estava torcendo para os Patriots), Tom Brady conseguiu emplacar dois passes para Rob Gronkowski que deixaram a equipe perto de pontuar – naquela ocasião, a primeira vez que algum dos times chegava à redzone (espaço de 20 jardas antes da linha de TD).
Então, a veio a corrida de Sony Michel com a bola, a sete minutos do fim, que deixou o time na boa para conquistar o título.
– Estou muito orgulhoso do nosso time. Me senti em casa aqui hoje, parecia o nosso estádio – comemorou Brady.
Fonte: O Globo