É uma máquina de produção de gols.

Não estamos falando da montadora alemã que é dona do Wolfsburg. Quem continua com a engrenagem funcionando é Robert Lewandowski. O atacante polonês foi o autor do gol que abriu a vitória por 2 a 0 do Bayern de Munique sobre o Union Berlin. Ele mostrou que, apesar da pausa por causa da pandemia, a engrenagem que manda bola na rede continua em bom estado.

MAIS:Como uma cidade alemã se prepara para a volta de um domingo de futebol

Em um cenário geral de necessidade de retomada do ápice da forma física – permitindo até cinco substituições por jogo -, Lewandowksi não muda seu roteiro nas partidas. O desempenho agora é de 40 gols em 34 jogos em todas as competições da temporada. Olhando apenas para a Bundesliga, são 26 gols em 24 jogos.

 

O desempenho é muito representativo na campanha do líder do Campeonato Alemão, agora com 58 pontos, mantendo os quatro pontos de vantagem em relação ao rival Borussia Dortmund – que voltou da pausa goleando o Schalke por 4 a 0.

Lewandowski não precisou de nenhum ato genial para abrir o placar – o 1 a 0 saiu de pênalti. Mas a frieza na cobrança exemplifica o alto nível de confiança dele diante do gol. A penalidade, inclusive, foi cometida por um ex-companheiro de Lewandowski no Dortmund: o zagueiro Subotic chutou Goretzka na área.

Para se ter uma noção do desempenho atual de Lewandowski, ele fez 40 gols em toda temporada passada (47 jogos). A marca já foi alcançada mesmo faltando oito rodadas para o término da Bundesliga, fora o que está por vir de Liga dos Campeões da Europa e Copa da Alemanha.

Nas cinco temporadas completadas por Lewandowski no Bayern, em todas ele marcou 40 ou mais gols. Mas não foi muito além: o máximo foi 43, em 2016/2017. Óbvio que isso não é pouco.

Lewandowski se vale também por um time mais abastado de talento e financeiramente do que os adversários. A busca é pelo oitavo título consecutivo.

Contra o Union Berlin, o time não foi genial, mas bastou uma ligeira melhora de ritmo no segundo tempo para Pavard fazer o segundo gol, sacramentando a tranquila vitória no retorno às atividades. No sábado, o Bayern volta a campo contra o Eintracht Frankfurt, às 13h30.