O departamento de futebol do Flamengo está a postos para retomada dos treinamentos na terça-feira, dia 5 de maio. Embora o decreto do Governo do Estado da última quinta-feira sinalize que os centros esportivos devem ficar fechados durante a quarentena vigente, a diretoria do clube interpreta que o texto não menciona claramente os treinos de futebol.

Com a chega do técnico Jorge Jesus e a realização de testes para o coronavírus na comissão técnica e nos atletas e funcionários desde sábado, o clube se organiza para voltar às atividades, mas ainda debate se haverá presença de Jorge Jesus.

Aos 65 anos, o técnico pertence ao grupo de risco e não poderá participar normalmente dos treinos. Inclusive, o primeiro encontro entre treinador e dirigentes, após a chegada do técnico ao Brasil, serviu justamente para debater como será aplicada a parte técnica diante dos novos protocolos de saúde e segurança.

O técnico do Flamengo, que costuma correr junto aos jogadores durante o aquecimento, e é mais ativo em atividades táticas e físicas, teria que adotar uma posição mais distante dos atletas. Diferentemente de um treinador mais novo, sem tantas restrições.

Uma nova rodada de discussões está programada para este domingo. Certo é que a preparação física do Flamengo já deixou organizado o planejamento para treinos com grupos reduzidos de atletas nos primeiros dias. A CBF já autorizou o retorno aos treinamentos, mas eles dependem das autoridades de saúde, da Prefeitura e do Estado.