O protocolo para volta dos clubes do Rio aos treinamentos prevê a utilização de máscaras pelos jogadores, mas apenas fora de campo. O mesmo valerá para quando houver a retomada das partidas.

O documento com medidas preventivas para a contaminação pela Covid-19 não fala explicitamente sobre o uso de máscaras pelos atletas, mas essa será a recomendação.

No caso dos jogos, quando retomados, a ideia é usar a máscara apenas na chegada ao estádio e antes de entrar em campo. Na Alemanha, o Ministério da Saúde recomendou o uso pelos atletas nos jogos da Bundesliga

No protocolo “Jogo Seguro?, está previstos sim que membros da comissão técnica, médica, preparação física, e fisioterapeutas deverão usar os acessórios durante os treinos. Assim como nutricionistas, integrantes da rouparia e lavanderia. Também está programada a utilização de luvas por estes grupos.

Todas as reuniões no clube deverão ser realizadas através de videoconferência.

Os treinamentos deveriam recomeçar na sexta-feira, dia 1 de maio, depois de mais dez dias de férias concedidas pelos clubes aos jogadores. No entanto, ainda falta a autorizaçao do Governo do Estado.

Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, além das equipes de menor investimento, se dizem prontos para voltar aos treinos e jogos tao logo seja permitido pelas autoridaides.