Na última sexta-feira (25), o estado norte-americano de Washington (EUA) declarou emergência devido a um surto de sarampo que afetou ao menos 30 pessoas, sendo a maioria crianças menores de 10 anos. De acordo com a agência Associated Press, 26 dos pacientes atendidos com a doença não estavam com a vacinação em dia.
Através de um comunicado, o governador Jay Inslee explicou que a decisão obedecia ao “risco extremo para a saúde pública”. O surto de sarampo começou em Portland, cidade no Oregon em divisa com o estado de Washington. Segundo as autoridades, as contaminações podem ter começado em locais com muita circulação, como o aeroporto de Portland e lojas de departamento.
Um dos locais mais afetados pelo surto na região é o condado de Clark, que tem 78% da população vacinada. O que é considerado pouco se comparado à cobertura vacinal de 92% a 94% aceito como ideal para as autoridades de saúde pública da região.
Os Estados Unidos chegou a 107 casos confirmados de sarampo nos sete primeiros meses de 2018. A doença afetou, ao todo, 21 estados norte-americanos.
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.
Não há uma causa específica para o Sarampo. O vírus ainda circula por não ter uma população completamente imune. Os surtos de sarampo ocorrem devido a fluxos de pessoas suscetíveis ao sarampo, ou seja, que não foram vacinadas, e também à diminuição da cobertura vacinal nos últimos anos. Confira tudo sobre a doença!
Fonte: Terra Saúde