As principais operadoras de telefonia móvel do Reino Unido, isto é, a EE, o2, Three e Vodafone; emitiram uma declaração conjunta pedindo para que as pessoas parem de queimar torres 5G.
Isso porque diversas torres de transmissão responsáveis por transmissão de dados foram incendiadas na última semana e, segundo investigações, os ataques são de cunho criminoso.
Os ataques começaram logo após a rápida propagação de teorias da conspiração em redes sociais como Facebook e Nextdoor, que divulgavam notícias falsas relacionando a tecnologia 5G com o surgimento do COVID-19, o coronavírus.
Ainda não existem provas claras que conectam os ataques com as teorias espalhadas, mas as operadoras comunicam que “essas reivindicações não são apenas infundadas, mas também prejudiciais para as pessoas e empresas” que utilizam tais serviços.
No comunicado, as operadoras mobile também apelam para que o público ajude a impedir a disseminação da desinformação online e pedem para que as notícias falsas sejam relatadas nas respectivas redes em que são veículadas.
Vale apontar que as operadoras de telefonia móvel não são as únicas tentando combater a disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus na internet.
O Departamento de Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) do Reino Unido classificou as teorias da conspiração sobre o assunto como infundadas e pediu que as redes sociais impeçam a propagação das mesmas.
Fonte: The Enemy