O presidente do clube onde é realizado o torneio de Wimbledon, em Londres, afirmou nesta quarta-feira que o Grand Slam deixará de fazer parte do calendário da temporada 2020. A competição mais tradicional de tênis, prevista para iniciar em 29 de junho, precisou ser cancelada por causa da pandemia do coronavírus. Antes disso, apenas as duas guerras mundiais foram capazes de afetar a realização do evento.

Presidente do COB:‘Impacto seria maior se Jogos Olímpicos fossem mantidos’

O clube All England Lawn Tennis and Croquet Club justificou que não haverá tempo hábil para preparar e realizar a competição. A ATP e a WTA anunciaram a suspensão da temporada de tênis profissional até 7 de junho.

Leia também:COB renegocia com fornecedores para reduzir prejuízo

? Esta é uma decisão que não tomamos de ânimo leve, e o fizemos com o mais alto respeito à saúde pública e ao bem-estar de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer. Foi ponderado pesadamente que Wimbledon só havia sido cancelado anteriormente pelas Guerras Mundiais, mas, após uma análise exaustiva de todos os cenários, acreditamos que é uma decisão certa diante dessa crise global. Vamos nos concentrar em como podemos usar a amplitude dos recursos de Wimbledon para ajudar aqueles em nossas comunidades locais ? disse Ian Hewitt, presidente do clube, em nota oficial.

Leia mais:Atleta deixa sonho olímpico de lado para combater Covid-19 como enfermeira

A possibilidade de remarcar Wimbledon foi descartada por causa do clima inglês. Após o período de junho e julho, há uma época de muita chuva em Londres, seguida de muito frio a medida que o fim do ano se aproxima. O evento tem apenas duas quadras cobertas, e jogar tênis em alto nível na grama ao ar livre seria inviável por causa da falta de luz e de problemas causados pela formação de orvalho na superfície.

Reduzir o formato do torneio, ou jogar a portas fechadas, também era uma opção extremamente impopular entre os jogadores.

Wimbledon é o último grande evento esportivo de verão a ser cancelado ou adiado. Com isso, toda a temporada de grama está condenada.

Veja ainda: Coronavírus pode levar esporte olimpico para UTI

A última vez que o torneio sofreu um cancelamento foi durante as duas guerras mundiais, entre 1916 e 1918, e depois entre 1941 e 1945. Mas os organizadores de Wimbledon já planejam a próxima edição, a 134ª edição de sua história, que deve acontecer entre os dias 28 de junho e 11 de julho de 2021.