O estresse é um sentimento que nos acompanha na rotina. E para reduzir o seu impacto, pesquisadores da Universidade do Arizona desenvolveram um estudo que comprova que ao pensar nas pessoas que amamos, nos sentimos mais relaxados e menos tensos. Aliás, os estudiosos afirmam que pensar em pessoas valiosas para nós é tão benéfico quanto estar por perto delas.
Isso acontece porque os pensamentos agradáveis mantêm a pressão sanguínea equilibrada, o que dá a sensação de calma. Kyle Bourassa, autor do estudo, disse em entrevista ao Theravive que os relacionamentos, quando são saudáveis, também trazem benefícios a saúde cardiovascular.
Por que isso acontece
Kyle afirmou que a imagem que carregamos em nossa mente de quem amamos funciona como um antídoto contra o estresse. Isso acontece porque ao imaginarmos a presença de alguma pessoa querida, sentimos uma menor sensação de ameaça.
Como o estudo foi feito
102 participantes foram orientados a fazer uma tarefa estressante: colocar seus pés em águas geladas, que atingiam até dois graus celsius. A pressão sanguínea e os batimentos cardíacos dos voluntários foram medidos antes, durante e depois que a experiência foi realizada.
Todos os participantes estavam em uma relação amorosa. Durante o teste, alguns deles foram instruídos a pensar em seus parceiros ou a refletir apenas sobre o dia. Já outros estavam na companhia de seus amores durante a experiência.
Resultados
A pressão sanguínea de quem estava acompanhado do parceiro foi a menor do experimento. Quem pensou em alguém amado também teve notáveis quedas nos níveis de estresse.
Segundo os pesquisadores, uma relação saudável e positiva também diminui as chances de depressão e ansiedade, potencializando a autoestima e o sistema imunitário.
Fonte: Terra Saúde