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Coronavírus: os desafios dos clubes do Rio com o sócio-torcedor durante a quarentena



 

Márcio Rodriguez de Souza renovou em fevereiro o plano de sócio-torcedor do Vasco por mais seis meses, prazo mínimo para permanecer no programa do clube atualmente. Membro da categoria Colina Mais, o representante de vendas de 43 anos tem direito a um ingresso para si e um adicional, e paga por isso R$ 89,90 por mês.

Com a interrupção do futebol no Brasil nos últimos dias em função da pandemia do novo coronavírus, e sem prazo para retorno, o morador de Jacarepaguá aguarda uma posição do clube sobre o que será feito diante da falta de jogos.

? É uma oportunidade para o Vasco dar alguns descontos em mensalidades, ou daqui seis meses dar um mês grátis. Ainda não recebi contato nenhum relacionado a isso, não informaram nada sobre o que pode ser feito ? afirmou Márcio.

A realidade é comum aos torcedores de Flamengo, Fluminense e Botafogo, que se dividem sobre as soluções. Além de equipes de todo o Brasil. Mas algumas já se mexeram. Esta semana o Palmeiras anunciou que as mensalidades pagas durante o período sem futebol serão convertidas em créditos para retiradas de ingressos em jogos futuros no qual o time paulista seja mandante.

André Monnerat, Head de Negócios da Feng Brasil, empresa especializada em projetos de engajamento de torcedores, entende que o problema será encontrar maneiras de evitar a debandada de sócios e o não pagamento das mensalidades.

? O grande desafio é manter os torcedores adimplentes em um momento de baixo engajamento com o clube. Mal comparando, é o que acontece nos intervalos sem jogos entre as temporadas. Só que agora vivemos este panorama sem sabermos ao certo o prazo para isso acabar ? analisa o especialista.

No Vasco, uma reunião nesta segunda-feira pretende tratar do assunto.

? Estamos planejando uma série de ações nesse sentido. Não definimos exatamente quais são. Está sendo pensado. Uma das coisas seria prorrogar o prazo como sócio. Estamos avaliando os impactos ?, afirmou o presidente Alexandre Campello.

Torcedores se dividem e alguns topam ajudar clubes

A previsão do Vasco para 2020 é arrecadar R$ 48 milhões com sócio-torcedor. Com bilheteria e venda de jogos, mais R$ 20 milhões. O clube é hoje o que tem mais membros em seu programa, o Sócio Gigante, com 180 mil pessoas. Muitos que aderiram na chamada Black Friday, como o empresário Rodrigo Torres, 34 anos, morador da Tijuca. Segundo o torcedor, o clube deveria dar a opção de cancelamento ou devolver o valor sem uso no futuro de outra forma, mas caberia aos vascaínos continuar ajudando neste momento difícil.

? Seria legal o clube dar opção da restituição durante a quarentena, pois não presta o serviço contratado. Eu continuaria o pagamento. Se o clube quisesse dar corteria lá na frente, seria legal reconhecer o torcedor que não o abandonou. Entrei para ajudar, é tudo pelo clube ? defende Rodrigo, que paga até maio R$ 80.

No Flamengo, que ultrapassa os 120 mil sócios no Nação Rubro-negra, o desafio é ainda maior. Alcançar meta do orçamento que prevê R$ 96 milhões com o programa, e R$ 108 milhões em bilheteria de jogos nesta temporada.

Através da assessoria instucional, o clube indicou que não deve fazer mudanças imediatas, mas em contato com o serviço de atendimento ao cliente, funcionários sinalizaram que uma orientação seria dada no site do Flamengo em breve. Daniel Bonvivi, gerente do sócio-torcedor do clube, foi procurado e não quis se posicionar.

Paula Silva Alvarenga, 27 anos, esperava que o clube tivesse postura semelhante a do Palmeiras, e lamentou que o programa de sócio tenha uma comunicação ruim com a torcida.

? Em uma semana isso vai continuar e queria que o Flamengo tivesse uma postura de ajudar todo mundo, mas a comunicação do sócio-torcedor é bem ruim ? afirma a torcedora, cujo plano anual se encerra em dezembro, e tem gasto de quase R$ 400 por mês no Mais Paixão.

? Os meses que não tem nada eles podem dar de bônus, como março. Ou dar um mês a mais, eles não perderiam dinheiro e ajudariam a gente. O Palmeiras está revertendo o valor ? comparou.

Tempos de criatividade

O GLOBO apurou que o Botafogo, até o fechamento desta edição, não registrou pedidos de cancelamento em massa. O clube considera que a torcida está sendo compreensiva. A ideia que a diretoria analisa é estender o prazo de término dos pacotes, evitando prejuízo aos sócios. A estimativa do ano era arrecadar R$ 9 milhões com os planos e R$ 11 milhões em bilheteria.

? Tem pouca informação até agora. Minha fatura está paga, ainda não falaram o que vão fazer. Não penso em cancelar, eu pago a taxa e faço o plano dos jogos. Já que é para ajudar o Botafogo, não tenho necessidade de mexer, apesar de financeiramente não saber o que vai acontecer – disse Marcello Diniz, taxista que ganhou notoriedade na internet ao gravar um vídeo exclamando “Gatito, herói, pegou” na final do Carioca de 2018.

– É um desafio grande criar formas do programa, e mesmo do clube como um todo, entrar no dia-a-dia dos sócios e dos torcedores sem termos jogos acontecendo. É preciso ser muito criativo para pensar em novas formas de interação e de conteúdo que consigam trazer os torcedores para perto em um momento em que a concentração de todo mundo está em outros temas bem mais urgentes – completa André Monnerat, da Feng.

O Fluminense ainda não votou a previsão orçamentária de 2020. A reunião aconteceria dia 27 de março.

 

Fonte: O Globo

 


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