BRASÍLIA – O governo do Distrito Federal decidiu fazer o pagamento de uma espécie de bolsa em auxílio aos catadores de material reciclável que tiveram atividades suspensas durante a pandemia do novo coronavírus. O governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não confirmou o valor, mas a intenção era de que fosse cerca de R$ 500 por mês, equivalente a quase meio salário mínimo (R$ 1.045), pagos por meio do Banco de Brasília (BRB).
O governador acerta os últimos detalhes de um decreto que regulamenta o pagamento e pode sair de forma extraordinária entre este domingo, dia 21, e segunda-feira, dia 22.
O pagamento vai perdurar enquanto a pandemia da covid-19 impeça que os catadores voltem ao trabalho. O governo mandou suspender a coleta seletiva por causa do risco de contágio aos trabalhadores e acertou com associações o pagamento como compensação.
No início do surto, o lixo domiciliar recolhido de pacientes infectados era tratado como hospitalar, mas com o aumento dos casos a logística ficou inviabilizada. Ao todo, o Distrito Federal contabilizou na noite deste sábado, dia 20, 112 casos confirmados, com quatro pacientes internados e nenhuma morte. São 3.293 casos tratados como suspeitos.
Veja também:
Fonte: Terra Saúde