O austríaco Dominic Thiem perdeu a chance de alcançar o top 3 do ranking da ATP. Ele precisava chegar às semifinais do Rio Open para ultrapassar Roger Federer. O suíço realizou uma artroscopia no joelho direito e só deve retornar na temporada de grama. Por isso, o atual número 4 do mundo terá outras chances de ultrapassar Federer nos próximos torneios do circuito.

– Definitavemente, não joguei meu melhor tênis esta semana. Infelizmente, não consegui – disse Thiem, que não se mostrou preocupado com o terceiro lugar do ranking. – Em duas ou três semanas, serei o terceiro. Não estou preocupado com isso.

Interrompida por causa das chuvas de sexta-feira, a partida entre Dominic Thiem e Gianluca Mager recomeçou na tarde deste sábado com vantagem para o italiano. Antes da paralisação, ele já havia vencido o primeiro set por 7/6 (5). Quando a chuva impediu a continuação do jogo na madrugada de sábado, Mayer vencia por 2 a 1 o segundo set, com uma quebra a favor.

Na retomada da partida, com todo o apoio da torcida, Thiem conseguiu quebrar o italiano no décimo game e empatou o set em 5 a 5. Mager, no entanto, devolveu a quebra no game seguinte e confirmou seu saque para fechar em 7/5 e garantir a vaga na semifinal.

Ele enfrentará ainda neste sábado o vencedor do confronto entre o espanhol Pedro Martinez Portero e o húngaro Attila Ballázs, que jogam neste momento.

Na outra semifinal, o chileno Cristian Garin encara o croata Borna Coric.