O Flamengo estará ausente do carnaval do Rio de Janeiro. Não que os atletas rubro-negros estejam proibidos de aproveitarem a folia, mas se depender do técnico Jorge Jesus é preciso ter o pé no freio para focar nas finais marcadas para os próximos dias. O objetivo do clube é levantar três troféus em sequência. Após conquistar a Supercopa do Brasil, a próxima meta é a Taça Guanabara, que tem a decisão neste sábado, às 18h, no Maracanã, contra o Boavista.       

“Todos acham glamoroso ser jogador e profissional de futebol. Todos veem o sucesso e a fama. Poucos sabem o quanto de sacrifício e renúncia fazemos. Nesta época de carnaval estaremos a trabalhar forte para que a Nação comemore mais uma vez. Bom carnaval para vocês e bom trabalho para nós?, escreveu Jorge Jesus nas redes sociais.

O português não foi criado tendo o carnaval como feriado nacional, mas o pedido por concentração vai além de questões culturais. Este pode ser o primeiro título conquistado pelo treinador dentro do Maracanã ? a Libertadores foi disputada em Lima, no Peru; a Supercopa, em Brasília; e o último jogo do Campeonato Brasileiro, antes do heptacampeonato ocorrer, em Porto Alegre. Mesmo que o Estadual seja visto como uma pré-temporada de luxo para o comandante, levantar uma taça no Maracanã é um marco importante para o currículo.

Caso conquiste o título, o Flamengo estará classificado para a decisão do Campeonato Carioca, podendo escalar os reservas na Taça Rio e focar na preparação para a Libertadores, que começa em 4 de março para o rubro-negro. Já o Boavista tem a oportunidade de conquistar o maior título de sua história após dois vice-campeonatos de turno, ambos para o Flamengo, em 2011 e 2018. Até o momento, 46 mil ingressos foram vendidos para a decisão.

? Nossa expectativa é a maior possível. Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar, mas fizemos por merecer chegar até a final. É um grande motivador contra um time como o Flamengo, prova que estamos fazendo o trabalho certo. Muitos times queriam estar no nosso lugar nessa final ? disse Erick Flores, do Boavista.

A Taça Guanabara também serve como um grande preparatório para o Flamengo visando a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, na quarta-feira. Como não contará com o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique, lesionados, o duelo servirá para buscar soluções.

No setor defensivo, Léo Pereira voltou a treinar após lesão muscular e deve formar a dupla ao lado de Gustavo Henrique. No ofensivo, existe a dúvida se Pedro ocupará a vaga deixada por Bruno Henrique ou se o treinador manterá a escolha por Diego Ribas.

A tendência é que mais mudanças ocorram contra o Boavista, pois a avaliação da comissão técnica é que os titulares estão desgastados, e só entrará em campo quem estiver em melhores condições físicas.

Não está descartada nem mesmo a utilização de uma equipe completamente alternativa na decisão.