O Botafogo teve uma reunião nesta quinta-feira para tratar da contratação do meio-campo Yaya Touré. O jogador marfinense de 36 anos está em Londres e pediu um dia a mais para dar uma resposta à proposta do clube.
O papo por telefone foi em Paris com Carlos Augusto Montenegro, membro do comitê gestor do futebol. Na capital francesa, um representante do jogador intermediou a conversa com o dirigente alvinegro .
O tempo pedido por Yaya Touré leva em consideração alguns aspectos. Um deles é familiar, já que precisa conversar em casa a respeito da possibilidade de mudança para o Brasil. O outro é tributário. O jogador quer entender melhor como funciona o sistema de impostos e como ficarão seus rendimentos diante disso.
ANÁLISE: Botafogo quase paga preço por recomeçar em fevereiro
Na reunião com Montenegro, Touré se mostrou animado com a mobilização da torcida em prol da sua chegada. O jogador também gostou da conversa que teve com o técnico Paulo Autuori. Depois da partida contra o Náutico, que classificou o Botafogo à terceira fase da Copa do Brasil, o treinador disse que mostrou a realidade do futebol brasileiro ao jogador.
– O papo foi reto, quis mostrar a realidade do Brasil como país, a do Rio como cidade. O ridículo calendário brasileiro que temos, e como o jogador às vezes não consegue se preparar corretamente. Mostrei a situação real. Porque amanhã ou depois, se concretiza, ele sente que nós não falamos a verdade – disse Autuori.
Apesar dos 36 anos, o Botafogo não se mostra preocupado com o lado físico do jogador. Touré atuou até o fim do ano passado na segunda divisão da China e está livre no mercado. Touré teve seu auge atuando por Barcelona e Manchester City. A saída do clube catalão rumo à Inglaterra se deu por problemas de relacionamento com o técnico Pep Guardiola. Mas ambos se reencontraram no City na reta final da passagem de Touré, na temporada 2017-2018.
A contratação de Yaya Touré envolve custos que o Botafogo não teria à disposição inicialmente. Mas o clube conta com a colaboração do empresário e youtuber Felipe Neto e do ator e comediante Marcelo Adnet. A contribuição é para a comissão do empresário Marcos Silva, intermediário da transação.
O contrato proposto a Touré traz cláusulas de performance e participação em eventuais patrocínios e vendas de produtos. Ao mesmo tempo que eleva a folha salarial, contar com um jogador desse quilate faz parte da estratégia do clube de tentar gerar receitas mais significativas com o futebol. A previsão orçamentária para 2020 é ousada e envolve ficar em sexto no Brasileirão, alcançar as oitavas de final da Copa do Brasil e ser vice-campeão Carioca, no mínimo.
Fonte: O Globo