Jogar na altitude de quase 3 mil metros já é complicado, fazer isso sem pré-temporada se torna um desafio ainda maior. Com o qual o Flamengo precisará lidar na primeira partida da Recopa Sul-Americana, nesta quarta-feira, em Quito, no Equador, contra o Independiente Del Valle, às 22h30.
Para manter o estilo de jogo, o técnico Jorge Jesus ouviu as recomendações do departamento médico, que incluem uma rotina de exercícios respiratórios com um aparelho específico, que estimula a capacidade de inspiração.
Os resultados servem como base para indicar quem está mais apto ou menos para as condições das partidas.
Leia também: Veja metas de conquistas previstas no orçamento do Flamengo
Há também uma mudança no cardápio dos jogadores. Além de evitarem alimentos gordurosos para facilitar a digestão, os atletas consomem pastilhas efervescentes de ferro e vitamina C. O intuito é acelerar o transporte de oxigênio, objetivo alcançado com a ingestão de tais substâncias.
Mais: André Kfouri: O futebol está doente, e o sintoma é o nível similar de cobrança entre clubes
Aumentar essa capacidade é essencial para que o Flamengo consiga adotar uma postura tática de pressionar o adversário com uma forte marcação, característica que o treinador português não abre mão. No entanto, Jorge Jesus avisou que se submeterá aos conceitos do departamento médico, já que nunca comandou uma equipe na altitude.
– Sempre ouvi dizer da complicação de jogar com essas equipes com altitude em relação ao nível do mar. Não tenho experiência nenhuma disso. Assim, vou fazer aquilo que a equipe médica e fisiológica do Flamengo tem de experiência – avisou Jesus.
– Sei que os jogadores cansam mais e têm dificuldade de respirar. Nunca estive na altitude como treinador, nem como jogador – completou o Mister.
Para jogos na altitude, o Flamengo costuma mandar um cardiologista além do médico ortopedista, mas dessa vez isso não aconteceu. Vale lembrar que boa parte do elenco atual já atuou ano passado na Bolívia, contra o San José.
Em 2020, o elenco principal fará sua quinta partida em pouco mais de três semanas, e a maioria dos titulares atuou em todos os jogos. Não houve indícios até agora de que Jesus vá poupar algum atleta para o compromisso na altitude. Apenas Gabigol, suspenso, e Léo Pereira, lesionado, são baixas de antemão.
Fonte: O Globo