O YouTube anunciou nesta sexta-feira (25) que planeja diminuir as recomendações envolvendo vídeos de sobre teorias da conspiração em sua plataforma.
De acordo com a empresa, o objetivo da mudança de seu algoritmo é reduzir a quantidade de “desinformação” a qual usuários são expostos no site.
Vídeos envolvendo teorias da conspiração caem em uma categoria “incerta” para o YouTube, uma vez que não ferem as políticas do site, mas “chegam próximos” de fazê-lo, como afirma a própria plataforma.
“Para esse fim, começaremos a reduzir as recomendações de conteúdo que possa desinformar os usuários de maneiras prejudiciais, como vídeos que promovam uma cura milagrosa falsa para uma doença grave, afirmando que a Terra é plana ou fazendo afirmações descaradamente falsas sobre eventos históricos como o 11 de setembro“, indicou a empresa através de um post em seu blog oficial.
O serviço afirma ainda que a mudança deverá afetar menos de um por cento dos vídeos da plataforma. Os vídeos afetados não serão removidos do YouTube.
A mudança deverá ser gradual e começar a ser implementada nos Estados Unidos. Conforme o sistema for evoluindo, será expandido para mais países.
“Essa mudança depende de uma combinação de aprendizado de máquina e pessoas reais. Trabalhamos com avaliadores humanos e especialistas de todos os Estados Unidos para ajudar a treinar os sistemas de aprendizado de máquina que geram recomendações. Esses avaliadores são treinados usando diretrizes públicas e fornecem informações críticas sobre a qualidade de um vídeo“, afirmou a companhia.
Fonte: The Enemy