Duas partidas pelo Campeonato Carioca não foram suficientes para que Botafogo e Flamengo entregassem vitórias convincentes às suas torcidas. Neste contexto, o clássico de neste sábado, às 17h, no Estádio Nilton Santos, chega em boa hora ? para quem vencer. Um jogo de tamanha rivalidade, a essa altura do ano, pode ser um doloroso choque de realidade para o derrotado.
O Flamengo, que estreou numa vitória apertada contra o Bangu e depois empatou com o Resende, parece menos apressado em convencer neste início de Carioca. Abel Braga tem usado o torneio para dar rodagem a recém-chegados, como Gabigol, De Arrascaeta e, agora, Bruno Henrique, que deve ir para o banco.
Mesmo assim, o histórico recente faz com o que Botafogo esteja engasgado para os rubro-negros. No último Carioca, Luiz Fernando eliminou o Flamengo na semifinal e tripudiou fazendo gesto de “cheirinho?, sina que acompanharia o time na temporada.
? Clássico é sempre complicado. Não estamos no ritmo ideal ainda. Orçamento não entra em campo ? alertou o lateral rubro-negro Renê.
O Botafogo admite que o abismo econômico torna o adversário favorito ao título. O elenco do Flamengo passou a ser avaliado em 86,8 milhões de euros (mais de R$ 370 milhões) após a chegada de Bruno Henrique, segundo o site “Transfermarkt”. A cifra é três vezes superior ao valor de mercado do plantel alvinegro. Mas Zé Ricardo, assim como Renê, não trata o dinheiro como determinante para o resultado.
? É uma realidade, é um fato, mas temos obrigação de fazer um jogo melhor amanhã (hoje) e tentar diminuir essas diferenças com boa estratégia, concentração, errando o mínimo.
O alvinegro é o único dos quatro grandes que ainda não venceu no Carioca: perdeu para a Cabofriense e empatou com o Bangu.
Abel mantém rodízio
Se exibir padrão de jogo a esta altura do ano é raro para qualquer time, o rodízio de Abel torna ainda mais difícil aplicar esta lógica ao Flamengo até agora. O treinador escalou dois times quase totalmente diferentes nas duas rodadas. Léo Duarte foi o único que se manteve. No total, 24 jogadores já foram testados. A tendência é que a escalação de hoje repita a da estreia, com reforços badalados no banco.
Algumas posições do Flamengo, especialmente do meio para frente, têm mais de um nome cotado para ser titular. Por enquanto, o foco da comissão técnica é dar espaço para todos e deixar que as disputas se decidam com o tempo e a prática.
? Assim a gente vai criando um grupo. O torcedor está entendendo, a tendência é melhorar cada vez mais ? avaliou Abel depois do empate com o Resende.
O clássico, apesar de vir muito cedo, é um teste importante para quem deseja ganhar pontos com sua torcida. Vitinho certamente é um deles. Vaiado na estreia do Flamengo, o atacante foi um dos poucos titulares que viajou para enfrentar o Resende. Desta vez, foi aplaudido após entrar no segundo tempo e fazer boas jogadas.
Contratado com alta expectativa, Vitinho ainda não deslanchou. Dos três gols já marcados pelo Flamengo, só um deles foi no Rio, justamente em um clássico no Nilton Santos, contra o Botafogo ? clube que o projetou como profissional ?, no Brasileiro passado. O atacante deve iniciar jogando hoje, desta vez com as sombras de Bruno Henrique e Arrascaeta no banco.
‘Clássico pode mudar tudo’
Naquele clássico em que Vitinho balançou a rede, no entanto, o Botafogo riu por último. Venceu por 2 a 1 com gols de Erik e do chileno Leo Valencia, este último descartado hoje por problemas musculares. O zagueiro Joel Carli é outro desfalque.
Erik reestrou pelo Botafogo na quarta, e foi um dos melhores em campo. Alembrança do último clássico anima o atacante para reencontrar o Flamengo.
? Temos um clássico pela frente, e clássico pode mudar tudo ? declarou.
Ficha do jogo
Botafogo: Gatito, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Jean (Wenderson), João Paulo e Alex Santana; Erik, Luiz Fernando e Kieza (Aguirre).
Flamengo: Diego Alves, Rodinei, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego, Éverton Ribeiro e Vitinho; Uribe.
Local: Estádio Nilton Santos.
Horário: 17h.
Juiz: Mauricio Machado Coelho Jr.
Transmissão: Premiere.
Ouça na Rádio Globo, com narração de Luiz Penido e comentários de Dé Aranha e Eraldo Leite, em 98,1 FM
Fonte: O Globo