Pouco mais de 48 horas depois da demissão de Alberto Valentim, o Botafogo anunciou Paulo Autuori para o cargo de técnico do elenco profissional.  

No longo currículo, Autuori, de 63 anos, carrega passagens pelos principais clubes cariocas, sendo a atuação no Fluminense como diretor executivo. Pelo Botafogo, passou quatro vezes, entre elas, estava à frente no título brasileiro de 1995. A última passagem pelo clube foi em 2001, quando ficou apenas um ano.  

Com ele, virá o auxiliar técnico Renê Weber. Além do histórico com o clube, um fator de influência na contratação foi a relação com Carlos Augusto Montenegro, um dos membros integrantes do comitê gestor do futebol, que presidia o Botafogo em 1995. Porém, como Montenegro está na Ásia, a negociação foi feita por outros “cardeais” do clube, como Manoel Renha e o presidente Nelson Mufarrej.

Autuori entra no Botafogo já ciente dos problemas financeiros do clube. Inclusive, uma cláusula colocada à mesa é estabelecer um vínculo empregatício sem multa rescisória, deixando ambas as partes sem uma conta a pagar caso a relação profissional venha a ser interrompida.