Das cinco cidades sede da Copa América, Salvador terá os melhores jogos, enquanto o Rio será a sede com partidas menos atraentes na primeira. É a conclusão de um levantamento do GLOBO após o sorteios dos grupos e a tabela da primeira fase divulgada.
Pontos foram dados para as 12 seleções participantes, de acordo com o nível de interesse que elas geram. Considerando astros, tradição e momento, as equipes foram classificadas do Brasil (que recebeu a maior pontuação, por jogar em casa) até Qatar, Bolívia e Venezuela (as seleções mais fracas, em teoria, do torneio).
Salvador, que recebe o melhor jogo da primeira fase, o confronto entre Argentina x Colômbia, ficou em primeiro lugar. A capital baiana ainda terá um jogo do Brasil, e outros dois das intermediárias Colômbia e Chile.
A “sorte” dos soteropolitanos não é novidade. Na Copa de 2014, a Fonte Nova recebeu os dois jogos mais “graúdos” da primeira fase: Holanda x Espanha e Alemanha x Portugal.
– João Saldanha dizia que, se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminaria empatado – diz o historiador Luiz Antônio Simas, que não acredita que a forte conexão da cidade com as religiões afro-brasileiras possam ter ajudado, mas faz uma ressalva – Velho Lourinho, pai de santo do Bahia, dizia que o futebol era de Exu: você não sabe exatamente que vai acontecer, mas, se você fizer o trabalho certo, vai acontecer exatamente o que você quer.
Rio se dá mal
Já prejudicada por receber só três jogos na primeira fase (o Maracanã, porém, será a sede da final), o Rio tem na sua trinca de partidas duas das menos atrativas do torneio. Paraguai x Qatar e Bolívia x Peru reunirão, em menos de uma semana, as três seleções menos prestigiadas da Copa América.
Fonte: O Globo