O ex-atacante Washington foi demitido do cargo de diretor de desenvolvimento da CBF. A decisão foi tomada porque o Coração Valente foi ao banco do Caxias no jogo contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, e mostrou imagem da partida no celular. O trecho, aparentemente, tratava-se de um pênalti não marcado contra o time da Serra Gaúcha.

O GLOBO apurou que a entidade considerou o caso grave, principalmente porque gerou interrogações sobre interferência externa na atuação da arbitragem.

Quem é:joia da base do Botafogo e da seleção será atração na apresentação de Honda

O Botafogo ficou incomodado como o episódio e, mesmo sem saber que Washington seria afastado, já planejava reclamação formal junto à CBF. A definição sobre qual atitude seria tomada estava à espera do retorno ao Rio do presidente Nelson Muffarrej, que acompanhou o time no Sul.

A leitura no Botafogo é que houve até certa inexperiência de Washington ao não separar a torcida pelo Caxias do papel representativo na CBF. O ex-atacante começou a carreira no Caxias e até foi vereador na cidade.

O árbitro da partida relatou a presença de Washington na súmula: “Informo que antes da partida esteve no vestiário da arbitragem o sr. Washington Stecanela Cerqueira se identificando na função de diretor de desenvolvimento da CBF. O mesmo desejou uma boa partida. Informo também que no intervalo da partida identificamos o mesmo no banco de reservas da equipe SER Caxias sendo solicitado que deixasse o local”.

Aparentemente, Washington não estava credenciado para estar à beira do campo. Por isso, a procuradoria do STJD avalia a situação e não descarta denunciá-lo com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena vai de multa a suspensão.

Washington se tornou diretor de desenvolvimento da CBF após Juninho Paulista assumir a coordenação da seleção brasileira, depois da Copa América.

Nota da CBF

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que, em decorrência dos episódios registrados no jogo entre Caxias e Botafogo, válido pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, 5, Washington Cerqueira foi desligado do cargo de Diretor de Desenvolvimento da entidade.

A CBF agradece a Washington pelos serviços prestados, reconhecendo suas inúmeras qualidades pessoais, sua capacidade como dirigente e sua grande trajetória como jogador”.