A apresentação de Honda pelo Botafogo, no sábado, entregará à torcida um “brinde?: aclamar o astro que gera a euforia presente e observar a grande aposta de futuro da base alvinegra, o atacante Matheus Nascimento, de 15 anos.

Parte da festa no Nilton Santos para receber o reforço japonês será o amistoso do time sub-17 contra os garotos do Boavista.

A presença do time do qual Matheus Nascimento faz parte na apresentação do veterano se dará porque o time sub-20 está em recesso. Após a disputa da Copa São Paulo, o descanso faz parte da preparação para o Brasileirão da categoria, mês que vem.

Matheus Nascimento chegou ao Botafogo aos 11 anos, após ser descoberto no TROPS, o núcleo oficial do clube em Niterói, o que gera uma identificação natural com o alvinegro, na visão da diretoria.

O atacante ainda não tem idade para assinar contrato profissional. Só poderá fazê-lo a partir de 3 março, quando completará 16 anos. O vínculo atual com o Botafogo expira em 2021, mas a diretoria já prepara o movimento para valorizar o garoto e trazer mais segurança.

? A gente sabe que ainda tem um percurso muito grande a percorrer em seu processo de formação. Temos a expectativa de formalizar o primeiro contrato profissional de uma maneira bem tranquila e justa assim que ele completar 16 anos. A expectativa se torna grande pelo trabalho que ele vem realizando? explicou o gerente da base do Botafogo, o ex-meia Tiano Gomes.

Na seleção, indiscutível

Matheus Nascimento é presença indispensável na seleção sub-15 nos últimos anos e tem tamanho destaque que desde do ano passado faz partidas pelo time sub-17 do Botafogo.

Dono de uma cabeleira vasta, um corpo esguio e muito faro de gol, Matheus Nascimento foi campeão sul-americano com o Brasil em dezembro do ano passado. No torneio, balançou as redes quatro vezes (artilheiro da equipe). Segundo contagem própria, superou 150 gols.

 

Matheus esteve nas 11 convocações que o técnico Paulo Victor Gomes fez durante nos últimos dois anos, sendo a primeira em julho de 2018. O momento em que ele mais impressionou o treinador foi quando fez três gols na vitória por 5 a 0 em amistoso contra o Chile, em agosto do ano passado.

– Trata-se de um jogador muito inteligente, com altíssima capacidade técnica e física, tendo ainda grande reserva de evolução. Tem uma capacidade de interpretação e ataque aos espaços oferecidos pelo adversário acima da média, além de um altíssimo poder de finalização. Os números dele, tanto no clube quanto na seleção, justificam essa expectativa, é natural – disse Paulo Victor ao GLOBO.

Apesar da pouca idade, o atacante já desfruta de certa badalação na base por ser titular da seleção e faz parte do portfólio da Nike. Matheus é visto como um atacante versátil e oportunista.

? Tem uma parte cognitiva sensacional. É um centroavante com muita qualidade e capacidade de fazer gols. Além de tudo, consegue jogar também pelos lados. As constantes convocações para dele mostram quem é o Matheus Nascimento? descreve Tiano.

Desenvolvimento acompanhado

O Botafogo tem boa relação com os pais do jogador, Maurilio e Katyane, que acompanham de perto o desenvolvimento dele. A base familiar também é notada no ambiente da seleção.

Em um clube que, por causa da crise financeira, precisa recorrer muito às categorias de base, o discurso no Botafogo é não queimar etapas com Matheus Nascimento. Não há previsão de estreia no time principal. A geração dos nascidos em 2004, como o atacante, ainda tem como destaque o volante Kauê, outro campeão sul-americano sub-15.

? A cautela que temos com o Matheus Nascimento ou com qualquer outro atleta nosso é sobre a formação em campo. Trabalhamos o processo de formação dele para que ocorra da forma mais natural possível? completou Tiano.

Sendo plataforma para o encontro entre os garotos e a torcida, Honda chega ao Rio na sexta-feira para assinar o contrato de um ano.

O Botafogo espera casa cheia no sábado. Os portões se abrem às 9h. Além de atrações musicais, o clube instalará um quiosque para receber adesões aos programa de sócios. A busca de investimento é para ajudar a bancar o presente com Honda e futuro com Matheus.