Considerado uma espécie de sucessor espiritual do Vine, plataforma de microvídeos descontinuada pelo Twitter em 2016, o aplicativo Byte foi oficialmente lançado na última sexta-feira (24) para iOS e Android.
O serviço é desenvolvido por Dom Hofmann, cocriador do Vine que deixou a plataforma pouco tempo depois de sua aquisição pelo Twitter, em 2012. O serviço já estava disponível em beta desde abril do ano passado, mas só agora recebeu um lançamento oficial.
Assim como seu antecessor, o Byte permite que usuário compartilhem vídeos de até seis segundos em um feed público ? e já conta com uma série de funções sociais, incluindo perfis, conteúdo curado e uma aba de descobertas.
“Hoje estamos trazendo de volta vídeos em loop de seis segundos e uma nova comunidade para as pessoas que os amam“, afirma o post de lançamento do serviço. “Chama-se Byte e é familiar e novo. Esperamos que ressoe com as pessoas que acham que algo está faltando.“
Desta vez, no entanto, o serviço tem um concorrente de peso no mercado: TikTok, aplicativo de vídeos de até um minuto que conta com uma série filtros customizados, músicas licenciadas e ferramentas de edição.
Para atrair criadores da plataforma rival, Hofmann afirmou, em entrevista ao TechCrunch, que o Byte investirá em um programa de parceria para ajudar criadores de conteúdo a monetizar seus posts ? algo que o TikTok não faz. Mais detalhes sobre o plano de monetização serão divulgados no futuro, no entanto.
Fonte: The Enemy