O Brasil conhece hoje, a partir das 20h30min, na Cidade das Artes, no Rio, quais serão os adversários na primeira fase da Copa América-2019. A competição continental encerra uma década de eventos esportivos no país (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Rio-2016).
Pelo que se projeta observando os potes, a equipe comandada por Tite não deve ter um caminho tão complicado, independentemente do que as bolinhas decidirem. O Brasil é cabeça de chave do Grupo A. Argentina e Uruguai têm o mesmo status e ficarão no B ou no C, dependendo do sorteio.
Como o ranking da Fifa de 20 de dezembro balizou a distribuição dos potes, um cenário mais “pessimista? para os brasileiros no sorteio teria um grupo com Colômbia, Paraguai e Equador. O mais simples colocaria Neymar & Cia. para enfrentar Peru, Venezuela e Qatar. Como até os dois melhores terceiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, a classificação não deve ser um problema. As seleções convidadas, Japão e Qatar, não podem ficar no mesmo grupo.
O Brasil se vê na obrigação de conquistar o título, já que caiu nas quartas da Copa do Mundo e, na condição de dono da casa, deixou frustração histórica em 2014. Agora, a Copa América é o momento perfeito para uma resposta da equipe que passou com sobras pelas Eliminatórias rumo à Rússia.
A seleção brasileira já sabe que a estreia será no Morumbi, dia 14 de junho. O segundo jogo ocorrerá em Salvador, na Fonte Nova, dia 18. O terceiro será na Arena Corinthians, dia 22.
O Maracanã será o palco da final e só receberá um jogo de cabeça de chave na primeira fase: aquele que cair no Grupo C. Passando em primeiro, o Brasil só jogará no estádio se for finalista. Se ficar em segundo do grupo, pisa no gramado carioca já nas quartas de final.
O sorteio terá 1h de duração. Dele participarão vários astros do mundo da bola. Cafu será o condutor do sorteio e terá o auxílio de Diego Lugano, Marta, Javier Zanetti, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico. Ronaldinho Gaúcho terá participação especial. Nesta sexta, às 12h, com a tabela definida, começa a segunda fase de vendas de ingressos.
Fonte: O Globo