Em um clássico com cara de jogo de base, já que tanto Flamengo quanto Vasco optaram por formações cheias de garotos, o rubro-negro levou a melhor no primeiro clássico do Carioca 2020. A vitória foi magra, por 1 a 0, e construída graças ao gol de Lucas Silva, ainda no primeiro tempo.
O resultado deixa o Flamengo com quatro pontos, dividindo da liderança do Grupo A com o Boavista. O Vasco, por sua vez, permanece com um ponto ganho no Grupo B, já que empatou na estreia com o Bangu.
Na próxima rodada, o Fla enfrenta o Volta Redonda, sábado, às 18h, de novo no Maracanã. Às 19h do mesmo dia, o Vasco vai a Cariacica, no Espírito Santo, enfrentar o Boavista.
VAR marca presença
O jogo começou com emoção. Logo aos dois minutos, Ribamar chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado pelo VAR. Sem transmissão de TV, a Ferj recorreu a uma empresa terceirizada para fornecer as imagens à cabine do árbitro de vídeo.
O domínio inicial era do Vasco. As chances se sucederam em cima de uma defesa do Flamengo desorganizada, que tentava jogar adiantada e sofria com as bolas altas nas costas.
O Vasco continha qualquer ímpeto de saída de bola organizada e troca de passes, e não sofreu perigo nos primeiros momentos do jogo, até a parada técnica aos 20 minutos.
O goleiro Gabriel Batista, por sua vez, precisou trabalhar bastante. Não apenas em finalizações, como em divididas, já que mesmo com a defesa adiantada, jogou muito dentro do gol.
Parada técnica dá gás ao Fla
Depois da parada técnica, o Flamengo acordou. Luiz Henrique acertou uma bola na trave. Na sequência, em novo ataque, Lucas Silva escorou bem cruzamento e abriu o placar: 1 a 0, aos 24 minutos.
O panorama mudou completamente após o gol. Antes acuado e pressionado, o Flamengo conseguiu sair pelas laterais e tramar algumas jogadas de um lado para o outro do campo, até finalizar no centro da área.
Mais preso na defesa, o Vasco teve dificuldade de sair e só voltou a aparecer na bola parada, com cobranças de falta e escanteios. Mesmo assim, não assustou.
Confiante com o gol, Lucas Silva aplicou lençou, chutou de longa distância, e se tornou o mais perigoso no ataque rubro-negro. Do lado do Vasco, Thiago Reis e Ribamar seguiam incomodando, mas sem chances claras de gol.
A mais clara foi mesmo em contra-ataque do Flamengo no fim do primeiro tempo. Lucas Silva disparou, tocou par Yuri Cesar, que invadiu a área e tentou rolar para Vitor Gabriel. Mas o centroavante não alcançou por muito pouco.
Placar mantido até o fim
O Flamengo voltou mais acertado. E não de chances para a reação do Vasco. Pelo contrário, conseguiu se organizar para sair em velocidade e aproveitar os espaços adversários. Destaque para Yuri Cesar, responsável exatamente por essa transição em velocidade.
O Flamengo perdeu o zagueiro Matheus Dantas, e lançou Richard no meio, recuando Hugo Moura. Os espaços na defesa não eram mais aproveitados pelo Vasco, no entanto. Abel Braga tentou fazer ajustes na equipe, que seguia apostando nas bolas paradas. Apesar do sufoco na reta final, o Vasco não conseguiu evitar a vitória e a festa da versão jovem do Flamengo.
Jorge Jesus viu tudo. Estava em uma cabine do estádio.
Fonte: O Globo