Quando estrearem no Estadual, domingo, contra o Macaé, os titulares do Botafogo terão um grande desafio pela frente para recuperar terreno e tentar colocar o alvinegro na semifinal da Taça Guanabara. Os dois jogos com o jovem time reserva deixam de herança duas derrotas, um risco provavelmente calculado pelo clube, mas nem tão bem compreendido pela torcida. Nesta terça-feira, os poucos torcedores que foram a Conselheiro Galvão – exatos 1.309 pagantes -, ignoraram a pouca experiência e entrosamento do grupo que estava em campo e protestaram durante o segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Madureira.
O Botafogo foi envolvido em boa parte do tempo, em especial pelo lado direito de sua defesa, onde Fernandes, mais habituado a jogar como meio-campista, sentia dificuldade com o posicionamento e com a falta de ajuda na marcação. Por ali, saiu a jogada do primeiro gol do Madureira, logo aos seis minutos: Emerson Carioca pegou um rebote na área e chutou no canto direito de Diego Cavalieri. Também pela esquerda, num contragolpe, quase saiu o segundo, antes de o Botafogo ao menos aumentar seu volume de jogo.
Com Igor Cássio mais pelo centro do ataque e Enio pelo lado esquerdo, o time tentava agrupar seus atacantes pelo meio e adiantar os laterais. Mas criava pouco e deixa espaços para o contragolpe. A melhor chance veio numa trama entre Caio Alexandre e Lucas Barros pela esquerda. Após o cruzamento do lateral, Luiz Otávio pegou o rebote e chutou com perigo.
O início do segundo tempo parecia uma continuação do primeiro. Sempre pela esquerda, o Madureira ameaçava e Ygor Catatau perdeu boa chance antes de ampliar, aos 17 minutos, aproveitando cobrança de escanteio de Luciano Naninho.
Bruno Lazaroni acabara de lançar ainda mais jovens, como os atacantes Rafael Navarro e Dedé. Mas o Botafogo, embora ocupasse o campo de um Madureira que já apostava em contra-ataques, tinha dificuldade de criar. A melhor chance terminou em gol anulado do zagueiro Sousa, em lance duvidoso. Antes, fora o Madureira quem perdera ótima chance: Wander, com gol quase aberto à sua frente, errou a finalização.
Fonte: O Globo