esporte »

Seleção planeja logística para a Copa América sem querer ser 'chata'



Enquanto as outras seleções precisam aguardar o sorteio desta quinta-feira para descobrir qual o caminho irão percorrer na Copa América, o anfitrião Brasil tem a vantagem de já saber onde jogará na primeira fase. Com esse cenário, a CBF já definiu os princípios básicos da logística durante o torneio. Não haverá “bate e volta” para a Granja Comary após cada uma das partidas.

A ideia é diferente daquela adotada na Copa do Mundo, quando a delegação sempre voltava a Sochi depois dos jogos. O planejamento da Rússia foi similar ao de 2014, quando a Granja foi a casa da seleção brasileira durante todo o Mundial.

– Por ser itinerante, jogar um jogo em cada estado, será uma estratégia diferente da Copa do Mundo, onde tivemos um base camp. Se colocássemos essa estratégia aqui, seria maléfico por causa dos deslocamentos. Jogou? Já vai para a próxima cidade. Quanto menos tempo de voo, de viagem entre jogos, melhor – explicou o coordenador da seleção, Edu Gaspar.

Cabeça de chave do Grupo A, o Brasil estreará no dia 14 de junho, no Morumbi, em São Paulo. O segundo jogo será na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 18. A equipe ainda volta à capital paulista para a terceira partida, no dia 22, mas o estádio será outro: a Arena Corinthians.

Como Neymar e Cia. ficarão rodando pelo país, a CBF também discute qual será o nível de isolamento da equipe durante a Copa América. Ciente do interesse da torcida no contato, ainda que visual, com os ídolos, o desafio é achar o equilíbrio.

– O bom senso é interessante. Há momentos estratégicos para tentar atender o público de onde estivermos. Vamos pensar bem para não ficar uma seleção chata, sem acesso, sem poder ser vista. Muita gente quer ver Neymar, Thiago Silva… os atletas mais midiáticos. Quando fecha demais, fica antipático. É difícil agradar de A a Z, mas é preciso bom senso – comentou Edu.

Estratégia adotada na Copa, a proximidade das famílias aos jogadores ainda não chegou a ser discutida para a Copa América. O que se sabe é que a comissão técnica ficou satisfeita com a medida e não viu a situação como fator gerador de problemas.

EM BUSCA DE ADVERSÁRIO

A CBF ainda não definiu a data de apresentação dos jogadores convocados para a Copa América, mas já sabe que a seleção fará dois amistosos na fase de preparação, em junho. O planejamento da entidade é que o primeiro seja no Rio, no Maracanã, e o segundo em Porto Alegre, no Beira-Rio.

Os adversários não estão definidos. Essa escolha dependerá do nível de enfrentamento que a comissão técnica escolher para cada confronto. Como o primeiro jogo será no início da fase de treinos, pode não ser interessante enfrentar equipes do primeiro escalão.

Antes da convocação para a Copa América, o Brasil terá dois amistosos em março. No dia 26, a República Tcheca será o oponente. Ainda falta anunciar o segundo jogo, dia 22.

Fonte: O Globo


Comente