Os playoffs da NFL começaram com tudo neste sábado. O primeiro confronto reservou muita emoção e culminou com a classificação dos Houston Texans para as semifinais da Conferência Americana (AFC), após uma vitória na prorrogação sobre os Buffalo Bills: 22 a 19.

O triunfo no Texas mostrou a importância de dois fatores para o time da casa: a presença do defensive end J.J Watt – de volta após dois meses recuperando-se de lesão – e a capacidade de decisão mostrada pelo quarterback Deshaun Watson.

A definição do adversário (Kansas City Chiefs ou Baltimore Ravens) vai depender do desfecho de New England Patriots x Tennessee Titans.

As coisas começaram muito complicadas para os Texans. Pelo desenho do primeiro tempo, os Bills estavam caminhando para uma classificação tranquila fora de casa. A atuação do quarterback Josh Allen foi irretocável na primeira metade da partida. Foi recebendo um passe e anotando o touchdown que os Bills abriram o placar. Dois field goals deram ao time a vantagem de 13 a 0 no intervalo.

 

Quarterback Josh Allen recebeu passe para o primeiro TD do jogo Foto: Bob Levey / AFP
Quarterback Josh Allen recebeu passe para o primeiro TD do jogo Foto: Bob Levey / AFP

Os Texans tiveram dificuldades de completar passes e avançar. Watson sofreu muita pressão, sendo sacado quatro vezes em dois quartos. O principal recebedor dos Texans, DeAndre Hopkins, estava imerso na marcação e até sofreu um fumble.

Mas o intervalo trouxe um refresco. E no terceiro quarto veio a jogada que mudou o destino do jogo e deu injeção de ânimo aos Texans. J.J. Watt colocou pressão em Allen e conseguiu o sack. A campanha gerou um field goal para os Bills, deixando o placar em 16 a 0, mas logo na campanha seguinte o time de Houston alcançou o primeiro TD, com uma corrida de Watson. A conversão de dois pontos deixou o placar em 16 a 8. Foi um recado de que os pontos não estavam entregues e o quarteback poderia causar ainda mais dano aos Bills.

Após marcarem um field goal, os Texans conseguiram a virada com um TD anotado pelo running back Carlos Hyde. E novamente a conversão de dois pontos deu certo: 19 a 16. Numa campanha desesperada nos minutos finais, os Bills conseguiram empatar e levar o jogo para prorrogação graças ao field goal certeiro de Stephen Hauschka.

Prorrogação

No tempo adicional, os Texans tiveram a primeira posse de bola e, se marcassem um touchdown, já se classificariam de cara. Mas não conseguiram.

Então, os Bills tiveram a chance de avançar e, mesmo precisando de um field goal para vencer, não somaram pontos na campanha.

Com a posse novamente, Houston teve uma campanha sólida, cuja principal jogada foi protagonizada por Watson, escapando de um sack diante de uma marcação dupla e acertando um passe que levou o time à red zone. Ficou fácil para Ka’imi Fairbarn acertar o field goal de 28 jardas que deu a classificação aos Texans.